sábado, 8 de agosto de 2009

As minhas sugestões...

Visitei, recentemente, dois museus: o Museu de Arte Antiga e o Museu do Oriente. Confesso que ainda não conhecia nenhum deles, o que considerava uma falha gravíssima. Portanto, peguei na minha mãe, e embarquei nesta nova aventura.

Impressões? Gostei de ambos, apesar de ter ficado um bocadinho desiludida com o Museu do Oriente. Talvez estivesse à espera dum museu maior, com mais material em exposição. E, além disso, o ambiente dos corredores, que estão imersos numa escuridão um pouco assustadora, é vagamente sinistro. Por exemplo, no terceiro andar, na exposição dos deuses da Ásia, cheguei a sentir arrepios. Mas também é verdade que nunca achei muita graça àqueles deuses indianos cheios de braços e cabeças. Sempre os achei horríveis.

Mas já com o Museu de Arte Antiga, tive uma agradável surpresa. Gostei tanto de o visitar, que já decidi que merece uma segunda vistoria. O ambiente é mais ligeiro, a exposição maior, e, no dia em que fui, havia gente. Curiosamente, é um factor que me agrada, quando visito museus. Não gosto de os ver vazios, acho-os pouco acolhedores, e a presença de gente sempre é sinal de sucesso. Outro ponto importante do Museu de Arte Antiga é a magnífica esplanada, que tem uma vista espectacular sobre o rio. Só que agora, infelizmente, está ligeiramente estragada pelos contentores. Um crime! Mesmo assim, não deixa de se estar lá muito bem.

Portanto, se ainda não conhecem nenhum deles, visitem-nos, que vale a pena.

3 comentários:

m. disse...

Ainda não fui ao Museu do Oriente, Isabel. Uma falha que, pelos vistos, não é tão grave quanto julgava. ;-)

Anónimo disse...

Conheço ambos e parecem-me muito bem organizados. A esplanada do MAA é, concordo, muito agradável... com a ressalva dos contentores, também concordo.

Anónimo disse...

Uma óptima aventura para férias, Isabel. A continuar!