quinta-feira, 16 de julho de 2009

Os meus livros... 2

Fenómeno Harry Potter

Com um novo filme a estrear hoje nas salas de cinema, é altura para perguntar: qual será o segredo do sucesso de Harry Potter? Como é que a autora, tendo já sido considerada mais rica que a própria rainha de Inglaterra, conseguiu manter vivo o interesse por esta famosa personagem durante uma saga de sete livros? É, no mínimo, espantoso. E não estou a dizer que não compreendo. Eu própria sou uma indiscutível fã dos livros. Mas manter um interesse, que, de certas pessoas, chega a ser apaixonado, durante todos estes anos é – tenho de admitir – notável.

Uma coisa que, por exemplo, é muito contestada pelos meus pais - que, infelizmente, não partilham o meu gosto pelo Harry Potter - é o facto de o ambiente das histórias ser muito fechado, em que aparecem sempre as mesmas personagens, em que há sempre o mesmo lado bom contra o mesmo lado mau, e em que o “environment” também nunca muda. Mas, na minha opinião, essa é uma das razões que aviva o interesse dos leitores. Essa constância de personagens, de ambientes e de inimigos faz com que as pessoas, mesmo que não considerem os livros verdadeiras obras de literatura, desejem saber, pelo menos, o que vai acontecer a seguir. Acabam então por ler os livros todos, do primeiro ao sétimo, sem nunca lhes murchar a curiosidade e o prazer na leitura. Não querendo isso significar que adoram todos os livros. É natural que, de entre os sete, algum seja pior do que outro. Mas as pessoas afeiçoam-se às personagens e aos ambientes e têm genuíno interesse em acompanhar a sua evolução.

Mas será mesmo esse o segredo? Ou terá também alguma coisa a ver com a indiscutível imaginação e estilo de escrita escorreita da autora, que conseguiu tornar um mundo fantástico e impossível quase real? Talvez nunca o saibamos. Mas não tenho dúvidas de que o fenómeno Harry Potter não será facilmente esquecido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo o seu ponto de vista, Isabel. A verdade é que as «curiosidades sociais» são sempre muito mais intensas em meios pequenos e fechados. Talvez seja isso, sim, a par do jeito da autora para contar histórias. :-)

Anónimo disse...

Será que já viu o último filme? o que achou?

Isabel disse...

Vi, na última sexta-feira. Gostei. Achei que o nível de representação e os efeitos especiais têm melhorado. Achei também que reproduz, no essencial, o livro (embora continue a preferir os livros).