quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os meus filmes... 3

Comprei o mais recente DVD da Miss Marple, com quatro novas histórias policiais de Agatha Christie.

Confesso que ainda só vi a primeira. Mas fiquei imediatamente revoltada. Não porque o filme seja mau… Vê-se. E gostei bastante desta última versão da Miss Marple, protagonizada pela actriz Julia McKenzie. Pelo menos, é melhor que a última (na minha opinião). No entanto, aquilo que me revoltou foi:

- Primeiro: a história é contada de uma maneira um pouco confusa, naquele estilo de filmagem vanguardista de muito difícil “decifração”;

- Segundo (e mais importante): a história está significativamente alterada relativamente ao livro original.

Não percebo por que é que os produtores destas séries têm a necessidade de fazer alterações ao enredo dos livros que lhes ficam, invariavelmente, aquém? Será que acham que têm mais audiência, ao apostarem em intrigas mais sórdidas e mais complexas? Normalmente, é isso que acontece. Sempre que se tenta adulterar a história original, raramente fica melhor. E eu não acredito que o público prefira essa alteração. Tanto mais que a piada em ver adaptações de livros ao cinema, é reconhecer os livros nas imagens do cinema. Insisto, portanto, na questão: haverá necessidade em alterar as histórias? As versões mais antigas das séries policiais da Agatha Christie eram muito fiéis aos livros e davam imenso prazer ver. As de agora, nem tanto. Mas será que sou a única a pensar assim?

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é a única, Isabel. Não conheço essa nova série, mas conheço as do Poirot e também achei muito adulterados os últimos episódios, de uma forma que mal permitia reconhecer o livro inspirador e compreender o mistério. Decididamente, não aprecio o género. Ainda bem que me avisa, porque já não faço o investimento.

Isabel disse...

Caro Anónimo, quando escrevi este post, ainda só tinha visto um dos quatro filmes. Depois de os ver todos, tenho de reconhecer que dois deles achei bons, talvez por serem os que, no livro inspirador, são protagonizados pela Miss Marple e não terem tido, por isso, de sofrer grandes adaptações.