segunda-feira, 6 de julho de 2009

Os meus livros... 1

A vida de Henrique VIII, rei de Inglaterra do século XVI, foi, sem dúvida alguma, atribulada. E qualquer livro que conte a sua história é, para mim, um alvo de interesse. Mas este livro, do qual eu já tinha ouvido falar, não me despertou, ao início, qualquer curiosidade. Era, pensava eu, um romance histórico igual a muitos outros. No entanto, para minha grande satisfação, quando finalmente me decidi a lê-lo, revelou-se uma agradável surpresa.

E porquê? – Perguntam vocês. Porquê uma surpresa? A explicação é muito simples: o livro foi recentemente adaptado ao cinema. Mas apesar das sem dúvida boas actuações de Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana, o filme não me impressionou.

Henry Tudor (Eric Bana), um rei que sempre imaginei autoritário, mas com alguma jovialidade sedutora, mostra, pelo contrário, tirania e violência, e, durante quase todo o filme, uma disposição taciturna. Anne Boleyn (Natalie Portman), por seu lado, é representada como uma rapariga simplesmente ambiciosa, que, no fim, acaba por ser vítima das circunstâncias e dos esquemas da família.

Mas no livro, as coisas acontecem de forma diferente. De que forma? Não vou contar, para não estragar eventuais surpresas. Apenas posso referir que o livro tem uma abordagem menos “lamecha”. Acrescento alguns dos pontos que achei mais interessantes:

- Primeiro, a relação entre os três irmãos Boleyn (Mary, Anne e George), que, apesar do meio em que vivem e das personalidades completamente distintas de cada um, algumas realmente perversas, revelam uma união e uma solidariedade fora do comum e incrivelmente resistentes.

- Segundo, a vida na corte, tão hipócrita como falsa, e que, como a autora muito bem diz, corromperia o mais santo dos santos.

- Terceiro, a história da narradora, Mary Boleyn, que, apesar de tudo por que passa, juntamente com a família, acaba por ter um final feliz.

The Other Boleyn Girl (de Philippa Gregory) é, portanto, um livro que recomendo.

Sem comentários: