sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os meus livros... 3

Os livros de Jane Austen são, sem dúvida alguma, clássicos. Li-os, avidamente, quando tinha doze ou treze anos, no início da adolescência. Como não podia deixar de acontecer, gostei de todos e, nos anos que se seguiram, reli-os várias vezes. Inicialmente, claro, não “apanhava” metade da graça da autora. Não compreendia as ironias, as piadas subtis. Mas, à medida que fui ganhando idade, comecei a apreciá-los não só como excelentes romances, mas também como verdadeiros retratos duma época e duma sociedade, traçados com um estilo inigualável.

De entre todos (e são muitos) o meu preferido é, confesso, “Pride and Prejudice”, o livro de Jane Austen que mais se assemelha a um conto de fadas. O livro foi reproduzido numa fantástica série da BBC, que, tenho de admitir, já devo ter visto um milhão de vezes. Certamente mais vezes do que li o livro. Porquê? Talvez sejam os ambientes ou os bailes. Mas inclino-me mais para as personagens. É o drama da família, é o sarcasmo do pai e a histeria da mãe Bennett, é o ridículo do primo Collins, é a bondade da irmã Jane, e é, claro, a inesquecível figura de Mr. Darcy, o homem que todas as mulheres ambicionam, magnificamente interpretado pelo não menos magnífico Colin Firth. O papel colou-se-lhe tão bem, que nunca mais consegui vê-lo noutros sem um olhar reprovador.

Mas todos os livros de Jane Austen valem a pena.

Termino citando este pensamento da autora, que é uma esperança para qualquer rapariga, como eu, “desesperadamente” solteira: “It is a truth universally acknowledged, that a single man in a possession of a good fortune, must be in want of a wife.”

2 comentários:

Anónimo disse...

Não «desespere», Isabel. É verdade que as «good fortunes» já não abundam, mas... ;D

Leonor disse...

É um gosto que partilhamos. E o Colin Firth teve no Darcy o papel da sua vida, sem dúvida.