segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os meus filmes... 4

Sempre gostei muito de filmes de animação. Sei que parece infantilidade da minha parte, mas assumo. Apesar dos meus dezoito anos (idade que, para os meus pais, já pressupõe alguma maturidade de espírito), nunca deixo de me encantar com um bom filme da Disney ou da Dreamworks. Claro que os meus preferidos são os clássicos, aqueles que eram ainda verdadeiros desenhos animados. Não aprecio particularmente os modernos, que insistem na criação de figuras tridimensionais, cada vez mais semelhantes à realidade. Talvez seja essa a intenção, mas não lhe acho piada. Afinal de contas, são ou não são desenhos animados?

Recentemente, no entanto, a Disney produziu dois filmes de animação que me agradaram muito. Um deles, o Ratatouille, prima pela originalidade do tema e por um ambiente ao mesmo tempo familiar e requintado. É – como até os meus pais admitem – único. Do outro, o Wall-E, gosto da personagem principal, que dá nome ao filme, e do romance. Este, que é talvez dos mais enternecedores e curiosos de todos os filmes da Disney, é um romance sem palavras, e os sentimentos apenas se tornam visíveis pelas “expressões faciais” dos protagonistas. A razão é que os namorados são robôs, sem voz humana, e apenas os seus olhos e ruídos respondem por eles. Mesmo assim, a Disney conseguiu, sem o uso de palavras, transmitir a mensagem. E é por isso que, na minha opinião, mereceu o Óscar.

Recomendo tanto um como outro àqueles que não se importem de voltar, por umas horas, à tenra infância.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei imenso do Ratatouille. Um grande filme de animação. :-D

M. disse...

São filmes de uma grande ternura, Isabel, e, nessa perspectiva, são universais, destinando-se, um pouco como o Tintim, a todos os jovens dos 2 aos 200 anos. ;-)

Ana disse...

Não me importo nada de voltar à infância. Só não consigo é voltar a ser «tenra».;-))))
Concordo com a sua perspectiva.